Deixei a tristeza entrar.

26 de janeiro de 2016


Um dia desses… Eu estava triste, digo triste mesmo, com direito a lágrimas e tudo. Pensei que não suportaria as pressões que a vida fazia em mim, julguei-me como fraca. Não fazia nada mais do que ter pensamentos melancólicos com uma vontade de jogar tudo pro alto e correr numa chuva como nos filmes mostra. Eu só queria que tudo fosse mais fácil, que não existisse problemas e eu conseguisse me tornar uma pessoa melhor. Mas, isso não aconteceria. Tudo seria como sempre foi: complicado. Nem todo mundo é quem demonstra ser. Nem todo mundo é forte como diz ser. Nem todo mundo sorrir todos os dias com o coração. Às vezes, as pessoas só demonstram não se importar para que não permita que mais pensamentos ruins a inundem. Sim, eu sou assim.


Por mais que eu lute para ser uma pessoa mais grata a vida pelas coisas que ela já me deu, às vezes eu simplesmente quero entrar num potinho onde tenha livro e açaí para passar a vida toda ali. Longe de tudo. Longe de toda a maldade, falsidade, crueldade, essas coisas que terminam no “ade” e fazem tão mal a nossa alma.  Só queria um escudo que protegesse meu coração disso. Contudo, como será possível? Não será. A gente se coloca em meio a tanta coisa ruim e acha que isso não vai nos atingir, mas vai. Somos humanos e humanos são atingíveis.

Sim, eu sei. Existe tantas coisas piores acontecendo pelo mundo afora. Existe tanta gente boa passando por uma guerra. Existe tantos animais com sede. Existe tantas árvores cortadas antes mesmo de vêem seus frutos crescerem. Existe tanta criança que não consegue pular, correr e gritar. Existe tanta casa caindo. Existe tantos idosos com fome. E é isso que me faz querer não ser daqui. A sensação de impotência atordoa-me, deixando a minha cabeça completamente maluca. Como nos salvar desse mundo que não quer ser salvo? Dessas pessoas que preferem cultivar o ódio a o amor?

Ah, é triste ficar triste. É triste querer chorar, gritar e se sentir ingrato por isso. É triste, mas é um mal necessário. Às vezes nossos sentimentos precisam sair dos nossos corações e tomar suas rédeas, mesmo que isso signifique perder uma tarde de céu azul. A gente faz até o sol virar nuvem para que depois venha o arco-íris, e assim voltar à vida normal. Voltar a ver o lado bom dela. Afinal, mesmo com todas as suas melancolias, só temos uma e devemos aproveitá-la. 

Martinha Barreto. 19 anos. Estudante de Engenharia Civil. Técnica em Edificações. Sonhadora. Apaixonada por MPB. Flamenguista doente. Viciada em livros. Escreve desde os 12 anos. Um pouco dramática. Um pouco exagerada. Meio Julieta. Meio Helena. Meio Marília. Meio Capitu. Inteiramente palavras.


54 comentários

54 respostas para “Deixei a tristeza entrar.”

  1. Tudo o que eu precisava ler. Obg por ser tão maravilhosa e por me inspirar e fazer com que eu seja mais forte. Você é de mais

  2. Mourize disse:

    Além de que, amiga, sem as tristezas dariamos menos valor a alegria ❤
    Pra variar novamente amei seu post!
    Beijos

    http://embuscaderomeu.wordpress.com

  3. Tamires Ross disse:

    Me identifique muito com esse teu post, é tão bom ainda existir pessoa como você. E quem nunca se sentiu assim não é? Es uma pessoa muito iluminada Martinha, continue assim com sua luz, amor, e simplicidade. Muitos beijos e muito amor pr você. <3

  4. Anny Santos disse:

    Precisava ler isso, obrigada <3 De todo o meu coração!

  5. Também sou assim. Finjo não me importar com certas coisas, certas palavras, na mais falha tentativa de não deixá-lás me atingir. Mas as vezes é bom mesmo, deixar a tristeza invadir, porque uma hora ela vai embora, e tudo fica bem de novo. E apesar de o mundo estar um caos, todos nós vivemos o nosso caos particular, o caos que mais ninguém pode resolver, só nós mesmos.
    Amei o texto <3
    Beijos!

    http://tempestarei.blogspot.com.br/

  6. a gente sente até culpa as vezes de se sentir assim, muitas pessoas não compreendem e tbm incutem essa culpa… pq se vc é de um jeito x é proibido sentir tristeza, ter depressão. Eu já ouvi muito "com tudo que vc TEM, como pode se sentir assim?", e eu queria apenas que o ter fosse o suficiente…

  7. Acho que em alguns pedaços era minha alma porque é tudo que eu venho sentindo de uns tempos para cá,o pior de deixar a tristeza entrar não é sentir ela é lidar com as pessoas a sua volta falando mal de você sobre isso 🙁 Obrigada por esse texto maravilhoso que me fez refletir mais um pouco sobre a minha vida,você arrasa ruiva linda <3

    http://misturadmoda.blogspot.com.br/

  8. Emmyle Lima disse:

    Quantas vezes nos sentimos culpadas, quantas vezes escondemos o qe estamos sentindo de verdade?! Como você disse nem todo mundo é o que demonstra ser, muitas vezes tentamos nos esconder no que os outros acreditam. Muitas vezes guardei para mim mesma as minhas tristezas, desejava sumir do mundo, mas ainda bem que a gente percebe que há algo errado antes que façamos algo ruim. Seu texto é maravilhoso, me identifiquei muito. Depois de uma tempestade vem um lindo dia de sol, para nos lembrar como tudo pode se tornar melhor mesmo perdendo algo.
    Sucesso!! Bjs.

  9. Joice Bianca disse:

    Estou morta aqui no chão não sei nem como estou tirando forças pra escrever isso porque meu fraco coração não aguentou esse seu texto incrível! "É triste, mas é um mal necessário. Às vezes nossos sentimentos precisam sair dos nossos corações e tomar suas rédeas, mesmo que isso signifique perder uma tarde de céu azul." Essa parte foi a facada final haha!
    Beijão migssss

    Estilo de sobra baby!

  10. Martinha, sua linda <3
    Me identifiquei bastante com o seu texto! Ainda mais agora vivendo tantos altos e baixos… mas é preciso passar pelas fases mais conturbadas, pra que possamos refletir sobre o que temos feito, e dar mais valor às alegrias!
    Beijos! <3
    Uma tal Xavier

  11. Camila Leal disse:

    Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Ecleciastes.
    Tudo tem seu tempo flor, há tempo de tristeza também, infelizmente vivemos num mundo onde tudo é sorrisos e abraços, tudo é flores e a vida não é o sorriso bonito do insta, a vida é lá sozinha no teu quarto quando só Deus vê tuas lágrimas e isso claro, poucas pessoas vão demonstrar pois ninguém quer parecer fraco diante dos outros… Mas Martinha, que sua complitude e felicidade venham de Cristo, esse sim, eu sei que é a fonte inesgotável, esse sim eu sei que não magoa nem te abandona! Todo mundo tem seus momentos ruins, não se culpe por isso!
    Um super abraço querida, quando precisar, estamos aí,
    Fique com Deus
    http://estaimerecidagraca.blogspot.com.br/

  12. Vanessa Brunt disse:

    A tristeza também ê parte fundamental da releitura interna, ajudando com o encontro de mais sentidos. A única coisa que não devemos esquecer é que tudo é moeda. Sempre vai haver um ladinho positivo em qualquer canto, uma porta proveitosa dentro do quarto destroçado. Adorei reparar que mergulhou nessa básica ideologia com fulgor. Como gosto de frisar: a maturidade não depende da experiência de quem viveu, mas de quem viveu a experiência.

    SEMQUASES.COM

  13. Carla Batista disse:

    Nossa Martinha, senti que esse texto foi um desabafo, nossa pude sentir a tristeza mesmo,dá pra vê que foi sincero as suas palavras, parabéns Martinha esse texto está incrível .

  14. Estava precisando,sei que pode ter sido pessoal,mas muito obrigada ♥ Realmente as vezes a tristeza é preciso mesmo quando queremos se distanciar de tudo isso.Beijoos Martinha ♥

    http://saracastelloni.blogspot.com/

  15. Ayala Gomes disse:

    Adorei o texto traz a transparência da Vulnerabilidade humana de uma forma clara e simples

    Blog Delírio

  16. Este comentário foi removido pelo autor.

  17. Eu acho que a tristeza é algo criado pra equilibrar a vida. Fazer a gente valorizar cada segundo sem ela, mas, não fazemos isso. Apesar de ela dever funcionar exatamente como você descreveu ao quase um exorcismo, uma catarse, a gente vive na tristeza. O nosso problema é viver afundado na Tristeza e fingir que não porque alguém um dia inventou que tristeza significa fraqueza, e como já estamos tristes quando alguém fala: você pode ficar triste, a armadura de levanta e você responde não, não posso, sou forte. Mas se um dia você experimenta ser Alegre, você vai entende que é necessário deixar a tristeza entrar alguma hora, e vejo muito disso em você, afinal, inspiração da minha vida, você é a pessoa mais serena que conheço e parabéns pelo texto, tá incrivelmente incrível
    Bjs Martinha.

  18. Priscila Sawa disse:

    Bom, concordo plenamente em deixar os sentimentos saírem, afinal eles precisam "passear" um pouco para não ficaram acumulados no peito. Recentemente usei um post para desabafar o quão grata sou a minha solidão, sim, ela mesma, por me fazer enxergar que as melhores coisas da vida estão em coisas minúscula, seja em uma gota de chuva ou pintar a unha do dedinho do pé. Ou mesmo no copo de açaí que descreveu. A Tristeza faz parte de cada um de nós e se a sentimos é porque temos que parar e olhar para o pequeno vazio que fica pesando no peito, amei teu texto, continue com eles que estamos adorando!

    Blog • Disse o Corvo

  19. Camila disse:

    Ótimo texto!
    Te entendo muito, passo por isso ás vezes sabe? Ainda bem que tudo passa..
    Por vezes me sinto culpada pois existem tantas coisas ruis acontecendo,e eu fico me deixando levar por coisas bem menores.
    'A gente faz até o sol virar nuvem para que depois venha o arco-íris, e assim voltar à vida normal.' Frase maravilhosa <3

    http://www.chaeamor.com

  20. Com certeza mesmo com toda a tristeza devemos aproveitar a vida. E para melhorar o mundo que não deseja ser melhorado acredito que a única coisa que podemos fazer é espalhar o amor, fraternidade e gratidão por ai. Uma hora o que a gente espalha de bom acaba impactando alguém e transformando vidas <3

    Beijos e até mais,
    Jayane Fereguetti
    http://www.ulalahmundo.com

  21. Esse texto caiu na hora certa pra mim. O que seria de nós se fôssemos felizes o tempo todo? Com certeza não valorizariamos a felicidade. É sempre bom deixar a tristeza entrar porque por mais que sejamos forte, é inevitável não termos dias ruins. Beijos, Martinha ❤
    http://www.blogmeninaousada.com

  22. é chato ficar triste neh?? mas faz parte da vida.. bjs

    http://divadavidareall.blogspot.com.br/

  23. Jana Nogueira disse:

    Ah, ganhou mais uma seguidora no blog e inscrição no youtube.
    Beijinhos
    Jana Nogueira|Fanpage|Instagram|Youtube|

  24. Jana Nogueira disse:

    Adorei a mensagem!!! Eu sempre falo que temos que colocar tudo pra fora e principalmente não deixar acumular tristeza. É bom chorar e perder as estribeiras um pouco pra que coisas novas possam entrar. Só não podemos deixar a tristeza tomar conta…
    Beijinhos
    Jana Nogueira|Fanpage|Instagram|Youtube|

  25. Julia Ramos disse:

    Ahhh, eu me identifiquei. Quando eu fico triste, ou muito feliz sempre penso nas pessoas que estão piores, o que me deixa mal. É uma sensação horrível. Mas, pelo menos chorar faz bem pros olhos, ne? Hahahah. Ótimo texto, amei!

    http://julinharamos.blogspot.com.br/

  26. Que lindo seu cantinho. Apaixonei!!
    A tristeza é realmente arrasadora, estou passando por uma fase de muitas mudanças na minha vida onde a tristeza sempre dá o ar da graça, mas sempre busco alternativas para mandar ela pra bem longe, uma delas é conversar com Deus e sempre passar mensagens positivas para as pessoas próximas a mim, tem dado certo! *-*
    Beijos, linda.

    http://www.rabiscando.com.br

  27. Me sinto assim também as vezes. E me sinto bosta por reclamar de algo que perto de outras coisas não é nada, por isso agradeço a Deus todos os dias por tudo, pelas coisas boas e pelas coisas ruins, pois acredito que tudo tem um propósito mesmo que eu não entenda qual ele seja logo de cara.

    http://www.verifiqueapagina.com.br

  28. Owwwn tams, obrigada por tudo <3

  29. eu que te agradeço por tirar um tempinho pra ler minhas palavras <333

  30. "Todos nós vivemos o nosso caos particular." bem isso, beatriz! bem isso.

  31. Infelizmente a nossa sociedade impõe demais as coisas em cima da gente. Mal sabem que tudo é culpa desse mundo louco e opressor.. 🙁

  32. Owwwwnnn, não sei se fico feliz ou triste por isso. Espero que você esteja bem, viu? você é linda <3

  33. Pois é, Emmyle.. As vezes a gente se esconde pra fingir ser mais forte, mas não é bem assim que a vida é. =( amei seu comentário! beijosss

  34. Infelizmente é a verdade, Joi.. Infelizmente. Sou tua fã <3

  35. Você está certa, Ana <3333

  36. "a maturidade não depende da experiência de quem viveu, mas de quem viveu a experiência." frase mais que verdadeira!

  37. Owwnnnn Carla, foi sim um desabafo!!! Mt obrigada <3

  38. Obrigada, Sara!!!! Um beijo e um abraço suuuuuuuuper forte em ti <3

  39. Incrivelmente incrível é esse teu comentário. Resumiu tudo. Sim, esse é o nosso problema, sempre queremos mostrar o quão forte somos..

  40. Muito obrigada, Pri <3333 fiquei imensamente feliz com seu comentário. É bem isso. A nossa solidão as vezes nos responde perguntas irrespondíveis.

  41. Tudo o que acontece de ruim na nossa vida, é pra melhorar. Bem isso, jenni <3

  42. Isso que você faz é maravilhoso!! Parabéns <33

  43. Hidrata os olhos, né migs? hahaha obrigada <3

  44. Só não podemos mesmo, Jana!! Só curti-la e depois manda-la ir embora. Obrigada, de vdd <333

  45. Que honra!!! Um beijooooo <333

  46. Pois é, precisa existir as lágrimas para que a gente possa valorizar os sorrisos <3 obrigada!

  47. Owwwwnnn, obrigada, Camila!!! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *