5 aprendizados que 2015 me trouxe.

22 de dezembro de 2015


Hoje quis fazer um post diferente, quis falar a vocês sobre os 5 maiores ensinamentos que eu tive em 2015. Afinal, foi um ano em que eu não consegui fazer universidade (eu passei para o 2015.2 e devido a greve, meu curso que começaria em agosto só irá começar em fevereiro), conclui meu estágio e passei por grandes problemas na minha vida pessoal. Ou seja, foram 365 dias de muitas descobertas, aprendizados e tapas na minha cara. Vamos lá?

1 –  A gente só colhe o que planta.

Sempre soube disso, aliás, sempre ouvi falar disso, mas foi nesse ano que ratifiquei essa minha tese. Em 2014, eu tive a minha fé a prova inúmeras  vezes. Saia de casa as 07:00 da manhã e voltava as 23:00. Era estágio, ifpb, cursinho pro vestibular e monografia. Todos os dias. Sempre me disseram “ou você só faz uma coisa ou não irá conseguir ser boa em nenhum dos 4.” E adivinhem? Consegui finalizar com mérito nos 4. Claro que alguns resultados só vieram sair esse ano, então sim, você só colhe o que planta. Eu poderia ter desistido. Eu poderia ter me entregado e deixado alguma pra lá. Mas não, fui até o fim e até hoje colho os frutos de todo meu esforço e colherei para sempre, uma vez que meu aprendizado ficará eternamente na minha mente e no meu coração.

2 – Nem todas as pessoas são essenciais na nossa vida.

A gente tende a achar que precisamos de fulano para sobreviver, que não existe sentido na nossa vida se não tivermos aquela amizade, aquele romance ou aquele ídolo. Não, gente. Eu acredito que essencial só Deus e nossos pais (sejam biológicos ou de criação). Não deveríamos colocar expectativa em cima de ninguém, acreditar que precisamos dela pra tudo. Assim como nós iremos decepcionar alguém na nossa vida, as pessoas irão fazer isso conosco também. Se alguém saiu da sua vida, deixe-a ir. Isso significa que aquilo não era pra ser. Apenas agradeça pelos momentos passados, até aqueles mais tristes e de mágoas, eles também serviram como ensinamentos na tua vida.

3 – Julgar é errado e deveria ser proibido.

Ninguém vive a vida de ninguém. Ninguém sabe quem é ninguém. Ninguém conhece o coração de ninguém. Nem aqueles que tu convives todos os dias. Por isso, não deveremos atirar pedras. Quando alguém nos julga, ficamos arretados. Eu mesma fico. Não compreendo como alguém que só viu uma foto minha consegue tirar definições incríveis sobre a minha personalidade e eu não consigo fazer isso com anos de convívio com algumas pessoas. É inexplicável, não é? Por isso eu me policio sempre para não fazer o mesmo. Não sou hipócrita de dizer que nunca julguei, não julgo ou não vou julgar. Contudo, irei fazer o máximo para não cometer tais ações. Vamos tentar fazer isso também? Em 2017 vocês me dizem se conseguiram.

4 – Enxergar além do que nossos olhos nos mostra é essencial.

Como disse no começo, eu finalizei meu estágio esse ano. Eu não poderia falar nada mais nada menos do que isso sobre ele e o quão feliz eu sou por ter aprendido isso. O nosso mundo não é perfeito, nosso País tem pessoas fome, nosso estado tem pessoas com frio e na nossa cidade tem pessoas dormindo em barraco. Temos a capacidade de achar que isso só acontece em lugares longes, mas não, na nossa frente tem tudo isso. Quando passamos a ver, passamos a querer fazer. Passamos a querer ajudar, passamos a parar de reclamar e nos impressionar com a nossa futilidade. É indispensável que cada pessoa, inclusive eu, abramos os olhos para que a gente dê poder ao nosso coração para sentir vontade de mudar. Se mesmo com os olhos abertos a gente não enxergue a maldade do mundo, devemos usar óculos para que isso aconteça. Para que a lama da crueldade não nos contamine, é necessário que saibamos onde ela está.

5 – Gratidão é a palavra chave da felicidade.

Pode até parecer uma frase clichê ou de alguém que não sabe nada, mas é a realidade. Quando aprendi isso, boa parte da minha caminhada se tornou mais leve. Ser gratos aos nossos amigos, aos nossos parentes, ao nosso trabalho, a natureza, ao mundo, aos nossos pertences e a nossa vida é essencial.  A luta pelo mais é cansativa, desgastante e nos traz péssimos frutos. Óbvio que devemos sonhar, mas com a cabeça lá em cima e nossos pés no chão. Existe tanta coisa que a gente tem, tanta coisa que é mais do que merecemos e só conseguimos pensar no que não temos. Valoriza-las faz um bem danado. Mostra-nos que a vida é mais do que qualquer coisa. Não deixe pra estimar quando perder. Depois você pode se arrepender.

Bom, com certeza aprendi muito mais do que isso e sei que ainda preciso amadurecer muito, aprender mais e ter uma alma cada vez mais leve. Porém, não posso negar que 2015 foi o ano em que tirei uma fenda dos meus olhos. Foi ano que renovei meu sim a Deus, o ano em que vi que tenho muito e que ninguém alcança nenhum objetivo se não lutar, se não caminhar com força. Parar para pensar no que a gente aprendeu também é um exercício espetacular, sabiam? Tentem fazer isso e me digam quais são os aprendizados que a vida lhe deu esse ano. Tenho certeza que são muitos. 

Martinha Barreto. 19 anos. Estudante de Engenharia Civil. Técnica em Edificações. Sonhadora. Apaixonada por MPB. Flamenguista doente. Viciada em livros. Escreve desde os 12 anos. Um pouco dramática. Um pouco exagerada. Meio Julieta. Meio Helena. Meio Marília. Meio Capitu. Inteiramente palavras.


48 comentários

48 respostas para “5 aprendizados que 2015 me trouxe.”

  1. Bruna Matos disse:

    Você aprendeu muito esse ano! Durante 2015 fiquei triste por perder algumas "amizades", mas agora no final percebo que não me faziam bem.
    Parabéns pelas conquistas, você parece ser uma lutadora persistente. Que 2016 lhe traga bons frutos também.
    Meu blog, caso queira visitar:
    http://www.umavidaemandamento.blogspot.com.br/
    Abração1

  2. Julia Rios disse:

    Esse é um ótimo post pra quem diz que 2015 não teve nada de especial! Perdi muitas amizades em 2015, acho que nunca conheci amigas pra durar pra vida toda e claro, algumas estão comigo aqui. Acredito que só vai embora o que me faz mal e levo isso comigo a vida toda. Adorei o post, beijos! http://www.menteliterariablog.blogspot.com

  3. Yssa Gomes disse:

    Que texto lindo Martinha, nos faz refletir com certeza.
    Todos nós aprendemos bastante com a vida quando amadurecemos o suficiente para ver que até quando acontece algo ruim há um aprendizado.
    Te adoro, bjs!

  4. Joice Bianca disse:

    No final do ano que a gente percebe o monte de coisa que fizemos, aprendemos e amadurecemos. É incrível quando olho pro começo do ano e comparo com hoje o quanto mudei. As vezes coisas acontecem na nossa vida que na hora nos perguntamos o porque e só depois vemos o quanto aquilo foi importante. Adorei o post! Maravilhoso como sempre!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    p.s.: Estou preparando o post da entrevista vou postar quinta :p

  5. Como sempre você arrasa né? Eu também aprendi sobre colher o que planta, colhi coisas boas e coisas ruins e finalmente entendi que nossa vida é um eco de nós mesmos. Aprendi basicamente tudo o que você citou, mas o que tem mais modificado e melhorado a minha vida são: a gratidão e o bom humor, comecei a encarrar tudo de um outro jeito, agradecendo pelas conquistas e aprendizados e tentando levar com bom humor até os dias difíceis e isso tem me feito bem, tem me feito feliz e tem me mostrado que ser uma pessoa boa é infinitamente melhor!
    Hurricane Stars

  6. Carol Ghedin disse:

    Você escreve de uma forma incrível! Me faz parar, pensar, refletir. As vezes precisamos ler, precisamos que alguém nos grite, para que tudo faça sentido.

  7. Oie, amei o seu blog e você é muuuuito linda! Muitos beijos
    http://www.youtube.com/deliciasdagaby

  8. Lysia Ribeiro disse:

    Você é demais. Pera aí que tenho que aplaudir de pé. Sério! Você faz milagres com as palavras, haha. Parabéns, miga. <3 E gostaria de dizer, apesar de você já saber, que você aprendeu coisas incríveis e ensinou muitas coisas incríveis também. Parabéns! <3 Ah, e adorei o "ficamos arretados", haha. Bem nordestina mesmo. Adoro!

  9. Vanessa Brunt disse:

    Que delícia esse post. Mensagens básicas, simples, mas que sempre merecem aprofundamento.

    http://www.semquases.com

  10. Alice Marques disse:

    Fiquei com medo da keka e vim ver… Rs
    Seu aprendizado número 1 eu aprendi anos atrás e é a mais pura verdade. o problema é que nós seres humanos queremos tudo ao nosso tempo. Poderia escrever um texto para cada aprendizado, mas ia ficar taaao grande. hahahaha
    Arrasou como sempre.
    Beijoks

    http://www.atesemsalto.com

  11. Mari Zavisch disse:

    Oi Martinha, tudo bem?
    Confesso que esse ano eu não consegui aprender muitas coisas… Talvez a ter paciência? Que tudo tem sua hora certa e que família e amigos são seus melhores aliados para a vida <3
    Mas de resto, meu ano foi extremamente parado e sem muitas realizações. Fico feliz que tenha aprendido muitas coisas e que não foi um ano perdido! O que vale são os aprendizados que nós levamos para a frente e para o ano seguinte.
    Parabéns pelo texto! Conheço muitas pessoas que deveriam ler textos desse tipo algumas vezes na vida, viu?!
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

  12. Oi flor, tudo joia? Estou apaixonada no seu mundinho! ♥

    Realmente 2015 foi um ano cheio de lições, né? Isso de plantar e colher, é uma leia da vida, né? Esse ano eu tive que abrir mãos de muitas coisas pois queria fazer a prova de uma escola federal para ensino médio que inclui o técnico e foi cursinho, escola, crisma, MUITA COISA. E muitos dos meus amigos não estavam nem aí, então imagina ver todos indo para várias festas e você lá, se matando. Mas o resultado veio e valeu tudo isso!
    Seu texto tá simplesmente lindo, que dom é esse! Parabéns por todas suas conquistas e sabedorias adqueridas durante este ano, que 2016 possa ser melhor ainda.

    Um beijo grandããão
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

  13. Amei o post, realmente concordo com tudo o que você disse, e GRATIDÃO, essa é a palavra chave.
    Ela estava exatamente nas minhas metas para 2015, ser grata por tudo, e parece que quanto mais você é grata, mais você enxerga que são pequenas coisas que realmente a fazem feliz!

    Beijão,
    http://www.tammycezaretti.com

  14. Ellen Alves disse:

    Com toda certeza esse foi um dos melhores posts que você já escreveu, garota! O que aprendeu este ano são ensinamentos que com certeza você levará para a vida toda!
    Beijinhos com cheirinho de flor
    http://www.momentosassim.com.br/

  15. Post lindo <3
    Eu também aprendi tanta coisa nesse ano, que seria dificil citar tudo!
    Com certeza, gratidão é tudo <3 Tenha um bom natal <3

    beijos
    http://guitarrebel.blogspot.com.br/

  16. Sobre gratidão, ela é sempre necessária, todos deveriam ter MUITA gratidão.

    Um cheiro!
    http://www.vinteetantos.com

  17. Sara Teles disse:

    Que lindo texto, consegui refletir muito, parabéns pelas conquistas, beijos

    http://www.saramakeup.com.br

  18. Raquel ! disse:

    Nossa! Realmente estamos sempre aprendendo a cada passo seja acertado ou não. É bem por aí. Uma das coisas que aprendi muito na porrada esse ano foi sobre que ninguém é insubstituível também, e aprendi que por mais que você ame ou adore alguém essa pessoa pode te machucar, e não importa o que vc doe quando é para se machucar seja com alguém, seja em alguma situação, não jeito do que você faça, você se machucará.

    Lindo seu blog Martinha! fui recomendada pelo blog "Estilo de sobra, baby". Adorei.
    Estou seguindo teu blog, e quando puder visita o meu, e quem sabe você goste. E se sim, se gostar, me segue também 😉

    Beeijos!
    http://www.kerlsfreire.blogspot.com

  19. Parabéns, me identifiquei com muitas dos seus aprendizados, pelo blog e conteúdo.

    http://www.viciadonasestrelas.com

  20. Simone Eliza disse:

    Sabias palavras, vc aprendeu muito em 2015 e eu aprendi com vc rsrs.. Amei seu blog. Sucesso. Beijos

  21. Que texto incrivel ♥ Delicia de ler *-*
    Aprendi tanta coisa tbm, muitas das quais você citou Martinha.
    amei amei amei ♥
    http://www.dizamanda.com.br

  22. Larissa disse:

    Temos aprendizados em nossas vidas a cada dia que passa, né ?!
    Gostei do jeito de como você se expressou em relação a eles, principalmente o que você fala sobre não julgar!
    Gostei de verdade 🙂 <3
    Beeeijos!

    http://falaailarissa.blogspot.com.br/

  23. Owwnnnn! Muitíssimo obrigada <33

  24. Com certeza! Muito obrigada, Ju <3

  25. Owwnnn! Fico muito feliz por isso <33

  26. Isso é muito bom, Joi! De verdade. Muito obrigada <333

  27. Fico imensamente feliz pelos seus aprendizados, Aláina!!! <33

  28. Poxaaaaaa!! Muito obrigada. Você não sabe o quanto me fez feliz por isso.

  29. Obrigada, Gaby!!! Você é um amor.

  30. hahahaha nordeste na alma, miga!! muuuuuuuuuuuuito obrigada <3

  31. Poxa, fico imensamente agradecida!

  32. hahahaaha a Keka assusta demais!! muiiiiiiiito obrigada <33

  33. Pooooxa!! Fico imensamente feliz por você ter gostado. Com certeza você aprendeu alguma coisa esse ano, depois tu perceberá. Beijaooo!

  34. Isso foi o que aconteceu comigo hahaha poxa, muito obriiiigada!!! Que Deus te abençoe muito. Beijoss

  35. Com certeza. Quanto mais você fica feliz com coisa simples, mais a vida te alegra. Beijoooo!!

  36. Pooooxa!! Muito obrigada <3333

  37. Aahhh que coisa boa, obrigada! <3

  38. Poxa, esse aprendizado é um dos mais fortes, sabia? A gente sofre p aprender. Enfim.. Muuuito obrigada!! Fico muito feliz que você tenha gostado. <3

  39. Que orgulho! Muito obrigada <33

  40. Que coisa boa. Muito obrigada <333

  41. Aprendi simm! hahaha fico tão feliz por isso que tu nao imagina <33 Obg!!

  42. Aaaaaaaaaah, que linda!! Obg <3

  43. Gostei do post, você se expressa muito bem Martinha…Na minha opinião todos os 5 itens que você citou em seu post devem ser guardados e colocados em prática para vida toda, são esses pequenos pensamentos que podem mudar o mundo e transformar vidas, neh! Amei conhecer seu Blog, parabéns pela dedicação, beijos <3
    Também tenho um blog se quiser conhecer, gostaria muito de te vê por lá…
    http://nathyhayley.blogspot.com.br/

  44. Carol Justo disse:

    Gente, esse post é lindo, estou completamente apaixonada por ele, eu vou fazer uma listinha com os favoritos de janeiro, mas não vou resistir, vou ter que colocar o seu de incherido nesse post, posso?

    http://pinkisnotrose.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *